PRINCIPAIS ATIVIDADES DA PASTORAL DA JUVENTUDE
Encontros semanais dos Grupos de Jovens
Finais de semana
Objetivo: Esta é a mais importante atividade da Pastoral da Juventude, pois acontece lá na base, em todos os grupos de jovens espalhados pelo Brasil. É onde acontece a verdadeira formação e evangelização do jovem.
Campanha da Fraternidade (CF)
Período da quaresma
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A juventude é convidada a viver a CF através de um subsídio especialmente preparado para os jovens, cujo objetivo é despertar e fomentar ações concretas de transformação da realidade.
Retiros
As “paradas”, os “desertos” e os “ dias de oração” são considerados importantes na Igreja e na PJ do Brasil, para que o jovem olhe para si mesmo, encontre-se com Deus , retome a caminhada de forma mais aprofundada e renove as forças, para uma ação mais sólida e frutuosa.
Os retiros não são momentos de refúgio nem de fuga da realidade. Será muito importante cuidar que não se transmita a idéia de que, para encontrar-se com Deus, é necessário sair da vida diária, afastar-se do mundo e criar um ambiente especial, muitas vezes muito acolhedor, porém também muitas vezes artificial. Os retiros possuem sua base nas orientações teológicas, pedagógicas, metodológicas e de espiritualidade, que animam o processo de educação na fé que os jovens vivem normalmente nos grupos. Por isso partem da vida e da experiência grupal e se preocupam por voltar a ela, já que os retiros não encontram sua finalidade em si mesmos, mas em estar oferecendo um maior aprofundamento e vivência do seguimento de Jesus e de um compromisso mais radical com o mundo e com a história.
Romarias e Caminhadas
O Povo de Deus está sempre em romaria! Também a juventude. Participar das romarias e caminhadas fortalece e sustenta a ação do jovem. Comprometer-se com as lutas e as buscas do povo é perceber com singeleza, a proposta do projeto de vida. Ali se recordam os mártires da caminhada: pessoas que derramaram seu sangue pela vida dos pobres. No caminhar, os jovens se encontram com o Deus da vida, que também se afirmou no caminho. É a afirmação e mística que somos feitos para andar, anunciar, denunciar, transformar e celebrar.
Vigílias
São momentos que fortalecem os sinais de vida e esperança do grupo. Cada pessoa, com sua experiência engajada e compromissada, celebra e contribui, de maneira indispensável, para o crescimento de todos. O jovem gosta da noite, de ficar acordado. É preciso valorizar muito as vigílias.
Encontros, Jornadas e Missões
Outros momentos forte na Pastoral da Juventude do Brasil são os Congressos de jovens, as Jornadas da Juventude, os Acampamentos Juvenis e as Missões Jovens, que entre outros, são atitudes de criatividade e coragem para propor novos caminhos. Cultivando uma atitude de fortaleza e perseverança diante das adversidades e conflitos do mundo, sendo sinal do Reino. Nestes acontecimentos fé e vida se alimentam mutuamente.
Semana da Cidadania (SdC)
14 a 21 de Abril
A Semana da Cidadania é realizada nos dias 14 a 21 de abril, tendo-se o cuidado de não coincidir com a Semana Santa, doações de alimentos e/ou sangue, etc. Nela, queremos somar forças com organizações populares e. Neste caso, orienta-se que não seja no tempo pascal. É um marco para resgatar e fortalecer as lutas populares no Brasil. Tem uma temática ligada a juventude e a construção de ações de cidadania, acompanhada por folder e cartaz em sintonia com a Campanha da Fraternidade. A Semana nasceu com a finalidade de trabalhar atividades concretas em favor da cidadania do jovem, como documentação, campanha do voto aos 16 anos suas lutas.
Semana do Estudante (SdE)
11 a 17 de Agosto
A Semana do Estudante é realizada na semana do dia 11 de agosto (Dia do Estudante). É voltada para todos/as estudantes da Rede Pública e Particular de Ensino. Tem uma temática ligada a realidade da educação e da juventude, acompanhada por folder, cartilha e cartaz. É uma atividade ecumênica que visa conscientizar e incentivar o estudante sobre seu papel e missão de agente transformador na sociedade, a partir de sua realidade local: a escola. A Semana é um exercício concreto de cidadania no meio estudantil com os estudantes nos diversos segmentos da escola e da comunidade, garantindo atividades em parceria com as escolas, grêmios e instituições.
Grito dos Excluídos
7 de Setembro
É uma atividade da Igreja do Brasil assumido como gesto profético para a construção de uma sociedade sem excluídos e excluídas. É celebrado no dia 07 de setembro de cada ano. Envolve entidades da sociedade civil, Pastorais Sociais e PJB.
Dia Nacional da Juventude (DNJ)
Mês de Outubro
O Dia Nacional da Juventude é uma atividade que tem como objetivo ir ao encontro de todos os jovens. É celebrado no ultimo domingo do mês de outubro e, em ano eleitoral, orienta-se que seja celebrado no penúltimo domingo de outubro. Tem um caráter ecumênico, sócio transformador, celebrativo e festivo. É uma atividade de massa, preparada pelos grupos de jovens e comunidades através de um subsídio. Trabalham sempre uma temática nacional relacionada com às questões juvenis e a Campanha da Fraternidade do ano corrente.